MEC vai criar comissão para discutir política de transferência de alunos da Gama Filho

7 de janeiro de 2014

Educação



MEC vai criar comissão para discutir política de transferência de alunos da Gama Filho
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/mec-vai-criar-comissao-para-discutir-politica-de-transferencia-de-alunos-da-gama-filho
Jan 7th 2014, 22:27

Mariana Tokarnia

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Educação (MEC) vai criar uma comissão para discutir a aplicação de uma política de transferência assistida dos estudantes da Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, para outras instituições - caso a universidade seja descredenciada ao final do prazo de análise de defesa pelo MEC. A criação da comissão foi anunciada após reunião do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, com um grupo de estudantes da instituição, em Brasília. Os estudantes chegaram no ministério por volta das 10h30 e ocuparam o auditório do prédio durante toda a tarde de hoje (7). No fim do dia, por volta das 19h, foram recebidos pelo ministro.

Ficou decidido que a comissão será composta por cinco membros do MEC, por sete representantes dos alunos – três da Gama Filho, três do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), ambos mantidas pelo grupo Galileo, e um representante da União Nacional dos Estudantes (UNE). O MEC também solicitará acompanhamento permanente nessa comissão de um representante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão integrante do Ministério Público Federal. A primeira reunião ocorrerá na próxima semana.
Também nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, os estudantes das instituições fizeram uma passeata pacífica na região central da cidade. Eles pediam o descredenciamento das universidades e uma solução para a situação.
O MEC diz que "tomará a decisão sobre a continuidade ou não do credenciamento institucional de ambas as instituições, em conformidade com o ordenamento jurídico vigente. Cumpre destacar que o MEC adotou todas as medidas possíveis permitidas pela legislação em vigor, ressaltando-se que esta não prevê qualquer tipo de ação ou intervenção na mantenedora, ficando a atuação do MEC limitada às questões acadêmicas das instituições mantidas", diz nota divulgada pela pasta.
As polêmicas que envolvem a instituição tiveram início em 2012, quando o MEC instaurou um processo de supervisão a partir de denúncias de irregularidades, deficiências acadêmicas e insuficiência financeira relacionadas ao início da gestão do grupo Galileo na Universidade Gama Filho e na UniverCidade. No início de 2013, com o processo em curso e a assunção de novos controladores do Grupo Galileo, a crise nas instituições se agravou com a deflagração de greve de professores, de funcionários e de estudantes por falta de pagamento dos salários e precarização das condições de oferta em ambas instituições.
Ao longo de 2013 as instituições, segundo o MEC, alternaram períodos de relativa normalidade acadêmica e implementação das medidas determinadas pela pasta e períodos de agravamento da crise, enfrentando novas greves e ocupação da reitoria pelos alunos ocasionadas pela interrupção dos pagamentos de docentes e funcionários, bem como ausência de condições mínimas de funcionamento como, por exemplo, suspensão do fornecimento de água e luz, ausência de serviços de segurança e limpeza. Tal quadro conduziu o MEC à imposição da medida cautelar de suspensão de ingresso de novos alunos em 2 de agosto de 2013.
Em dezembro, foi instaurado processo administrativo que determina que as instituições não poderão abrir novos cursos, ampliar o número de vagas existentes ou receber novos alunos por meio de vestibular, outros processos seletivos ou transferências. Além disso, serão suspensos os novos contratos de Financiamento Estudantil (Fies) e a participação em processo seletivo para oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Com a instauração do processo administrativo, as duas instituições tiveram o prazo de 15 dias para a apresentação de defesa e de 30 dias para recorrerem das medidas cautelares impostas. A mantenedora apresentou ao MEC manifestação no dia 3 de janeiro. O MEC está fazendo a análise criteriosa do material apresentado, juntamente com as informações fornecidas pela última avaliação in loco realizada por uma comissão permanente de acompanhamento, além das informações provenientes das constatações da realidade atual das duas instituições que revelam nova greve dos professores, paralisação dos serviços básicos inerentes à vida acadêmica e ausência de comunicação entre mantenedor e professores.

Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Justiça determina que três candidatos vejam redações do Enem

Educação



Justiça determina que três candidatos vejam redações do Enem
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/justica-determina-que-tres-candidatos-vejam-redacoes-do-enem
Jan 7th 2014, 20:31

Mariana Tokarnia

Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou vista imediata das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 a três candidatos. Os estudantes entraram na Justiça alegando que as notas obtidas nas provas destoam de seu histórico escolar.
A decisão foi proferida pela juíza Maria Cristina Ribeiro Botelho Kanto, da 29ª Vara Federal. Ela estabeleceu também que, em 48 horas, "proceda-se à análise dos recursos administrativos eventualmente interpostos pelos estudantes".
Segundo a magistrada, como a nota do Enem foi divulgada na última sexta-feira (3) e as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que seleciona os candidatos para vagas em instituições públicas com base na nota do exame - foram abertas ontem (6), não houve tempo para a revisão das notas do exame. Na decisão, Maria Cristina entendeu que está "presente o fundado receio de dano irreparável".
Os candidatos podem acessar as notas de cada uma das provas aplicadas, inclusive a nota final da redação no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/. O espelho da redação, no entanto, com as notas em cada uma competências avaliadas no texto, ainda não foi divulgado.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que ainda não foi notificado, mas que, assim que isso ocorrer, irá recorrer. Em nota, o Inep diz que o recurso será baseado no Termo de Ajuste de Conduta assinado entre o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal [MPF], transitado em julgado, que estabeleceu, a partir do Enem de 2012, o direito de vista de provas de redação a todos os participantes com fins pedagógicos.
A autarquia ressalta que a medida [vista pedagógica] já vem sendo adotada pelo instituto e que, em dezembro do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF1) reconheceu "a legitimidade do edital do Enem quanto à autorização de vista pedagógica às provas de redação e editou súmula que, a partir do momento da publicação, orientará a atuação de todos os órgãos judiciários dos 13 estados, mais o Distrito Federal, que compõem a Primeira Região".
Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem em 2013. Veja abaixo para que pode ser usado o exame:


Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Número de inscritos no Sisu passa de 1,6 milhão

Educação



Número de inscritos no Sisu passa de 1,6 milhão
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/numero-de-inscritos-no-sisu-passa-de-16-milhao
Jan 7th 2014, 20:42


Mariana Tokarnia

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) chegou a 1.691.193 até as 18h de hoje (7), segundo balanço divulgado esta noite pelo Ministério da Educação (MEC). O total de inscrições passa de 3 milhões, pois cada candidato pode fazer até duas opções de curso. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (10), no site do Sisu.
De acordo com o MEC, Minas Gerais permanece liderando com o maior número de inscritos (199.961). Em seguida, estão São Paulo (196.116) e Rio de Janeiro (158.614). O ministério divulgou, na tarde desta terça-feira, um balanço dos cursos mais concorridos. Medicina, direito e engenharia civil são os mais procurados.
Medicina tem o maior número de candidatos por vaga: 60,47 inscritos. Em seguida, vem os cursos de direito, com 40,45 candidatos por vaga, e engenharia civil, com 34,82.
Na primeira edição deste ano, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nesta edição, a inscrição está restrita a estudantes que tenham participado do Enem 2013. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.
Ao longo do período de inscrição, os candidatos têm acesso à nota de corte e à classificação parcial nos cursos em que estão inscritos. A próxima divulgação deverá ser na madrugada desta quarta-feira (8), a partir das 2h, e poderá ser consultada a qualquer hora do dia.
Veja abaixo o cronograma do Sisu 2014.
Inscrições: de 6 de janeiro às 23h59, no horário de Brasília, de 10 de janeiro
Primeira chamada: 13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada: 17 a 21 de janeiro
Segunda chamada: 27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro a 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro
Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 11 de fevereiro
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Medicina, direito e engenharia civil são os cursos mais concorridos do Sisu

Educação



Medicina, direito e engenharia civil são os cursos mais concorridos do Sisu
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/medicina-direito-e-engenharia-civil-sao-os-cursos-mais-concorridos-do-sisu
Jan 7th 2014, 18:10

Mariana Tokarnia

Repórter da Agência Brasil
Brasília - Medicina, direito e engenharia civil são os cursos mais concorridos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), segundo balanço das 11h de hoje (7), divulgado nesta tarde pelo Ministério da Educação (MEC). Medicina apresenta o maior número de candidatos por vaga, são 60,47 inscritos para cada vaga. Em seguida, direito tem uma concorrência de 40,45 candidatos por vaga e engenharia civil, 34,82. As inscrições vão até as 23h59, no horário de Brasília, de sexta-feira (10), no site do Sisu.
Diariamente, o MEC divulga a nota de corte de cada curso e a classificação parcial do estudante na opção de curso escolhida. Até o fim das inscrições é possível mudar de opção. Cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Até o último balanço, foram feitas 2,9 milhões de inscrições. O número de inscritos é pouco mais que 1,5 milhão.
Segundo o MEC, os cursos com o maior número de inscrições são administração e direito. Administração teve 192.582 inscrições - alcançando uma concorrência de 31,39 candidatos por vaga -, enquanto direito chegou a 191.107 inscrições. Medicina aparece em terceiro lugar na quantidade de inscrições, com 176.876. O terceiro curso mais concorrido, engenharia civil, teve 106.311 inscrições.
Em relação às instituições, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição federal com o maior número de inscrições, 140.186. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem o segundo maior número de inscrições, 135.570 candidatos. As universidades também apresentam as maiores concorrências, na UFMG são 39,66 candidatos por vaga e na UFRJ, 28,33.
Na primeira edição de 2014, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.
Veja as tabelas divulgadas pelo MEC.

Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

No segundo dia de inscrições, Sisu tem mais de 1,5 milhão de candidatos

Educação



No segundo dia de inscrições, Sisu tem mais de 1,5 milhão de candidatos
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/no-segundo-dia-de-inscricoes-sisu-tem-mais-de-15-milhao-de-candidatos
Jan 7th 2014, 13:51



Yara Aquino

Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 1.502.700 inscritos até as 12h de hoje (7). O balanço é do Ministério da Educação. As inscrições foram abertas ontem (6) e seguem até as 23h59 de sexta-feira (10) no site do Sisu.
O Sisu oferece vagas de ensino superior em instituições públicas, e os estudantes concorrem por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado 0 na prova de redação.
Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta.
O resultado da primeira chamada sairá no dia 13. Os selecionados devem fazer a matrícula no período de 17 a 21 próximo. O resultado da segunda chamada está previsto para 27 de janeiro, e a matrícula deve ocorrer entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.
O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares ou for selecionado somente para a segunda opção poderá aderir à lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera vai ocorrer a partir de 11 de fevereiro.
Nesta primeira edição de 2014, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Médicos do Provab vão poder migrar para o Mais Médicos

Educação



Médicos do Provab vão poder migrar para o Mais Médicos
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/medicos-do-provab-vao-poder-migrar-para-mais-medicos
Jan 7th 2014, 14:07

Paula Laboissière

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Médicos brasileiros, ou com diploma revalidado no Brasil, participantes do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) poderão migrar para o Mais Médicos e vice-versa. O anúncio foi feito hoje (7) pelo Ministério da Saúde.
Para pedir a migração entre os programas, o médico deverá permanecer no mesmo município em que trabalha e estar em dia com todas as atividades de ensino e serviço, incluindo a frequência obrigatória na especialização.
Ainda de acordo com o ministério, o profissional ficará submetido à legislação do programa em que optou atuar. O período para a manifestação de interesse na transferência é entre 2 e 4 de fevereiro.
"O objetivo é dar a oportunidade para o profissional fazer uma nova especialização e permanecer no município em que atua por um período maior na mesma unidade básica", informou a pasta.
Também hoje, o governo federal lançou o terceiro edital do Provab. A iniciativa leva profissionais para trabalharem por um ano na atenção básica de regiões mais carentes, como no interior e nas periferias dos grandes centros.
Em troca, eles recebem bolsa mensal de R$ 10 mil e a possibilidade de pontuação adicional de 10% na prova de residência médica, caso o participante cumpra a carga horária do programa e seja aprovado na avaliação final.
O Provab 2014 prevê especialização em saúde da família em 12 meses. Os profissionais iniciam as atividades nos municípios no dia 6 de março.
Os interessados podem se inscrever entre os dias 14 e 30 de janeiro por meio da internet. Após aderirem ao programa, eles deverão escolher, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o local onde desejam atuar.
O ministério informou que os médicos que se inscreverem no Provab vão se somar aos 13 mil profissionais previstos no programa Mais Médicos até março de 2014.



Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Dilma diz que sucesso do Sisu mostra que brasileiros veem educação como passaporte para o futuro

Educação



Dilma diz que sucesso do Sisu mostra que brasileiros veem educação como passaporte para o futuro
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/dilma-diz-que-sucesso-do-sisu-mostra-que-brasileiros-veem-educacao-como-passaporte-para-futuro
Jan 7th 2014, 14:02


Danilo Macedo

Repórter da Agência Brasil
Brasília - Cumprindo agenda no Palácio da Alvorada devido a uma gripe, a presidenta Dilma Rousseff escreveu em sua conta no Twitter que o sucesso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) mostra que os brasileiros veem a educação como um passaporte para o futuro. Ela ressaltou que, no início do dia já haviam sido registrados mais de 1,4 milhão de inscritos. No início da tarde, o número subiu para 1,5 milhão.
"O sucesso do #Sisu mostra que, como nós, mais e mais brasileiros acreditam que a #educação é nosso passaporte para o futuro", escreveu Dilma sobre o sistema que seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio [Enem]. Só pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2013 do exame.
"Batemos recorde neste #Sisu: serão mais de 171,4 mil vagas oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos tecnológicos federais", escreveu Dilma, ressaltando o aumento de quase 60% nas vagas oferecidas para o curso de medicina, passando de 1.830 para 2.925 vagas, além da ampliação do número de cursos. "Ampliamos as opções para jovens que querem entrar na universidade. O número de cursos que ofertam vagas pelo #Sisu aumentou de 3.752 [em 2013] para 4.723 em 2014".
No Twitter, Dilma lembrou aos estudantes que as inscrições para o Sisu vão até as 23h59 de sexta-feira (10). "Quem não conseguir vaga pelo #Sisu terá nova chance com #ProUni [Programa Universidade para Todos] ou #Fies [Fundo de Financiamento Estudantil]", acrescentou.
Hoje pela manhã, a presidenta recebeu os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e dos Transportes, César Borges, além do advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams. Não há previsão de agenda para a tarde.

Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Indústria automobilística fecha 2013 com crescimento de 9,9% na produção

Educação



Indústria automobilística fecha 2013 com crescimento de 9,9% na produção
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/industria-automobilistica-fecha-2013-com-crescimento-de-99-na-producao
Jan 7th 2014, 12:50

Marli Moreira

Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A indústria automobilística encerrou 2013 com produção de 3,7 milhões de veículos, o que representa aumento de 9,9% na comparação com 2012, e indica o melhor desempenho da história do setor. Em dezembro, no entanto, a produção recuou 18,6% sobre o mês anterior e 12,1% abaixo de dezembro de 2012. Os dados foram divulgados hoje (7) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
O total de veículos novos nacionais licenciados obteve o segundo melhor desempenho com um total de 3,6 milhões de unidades, resultado este 1,5% acima de 2012. Em dezembro os licenciamentos cresceram 17%, na comparação com novembro. Já na comparação com dezembro de 2012, o movimento ficou estável, com variação de 0,1%.
Incluindo os emplacamentos de automóveis importados, o total de veículos vendidos subiu para 3,7 milhões de unidades, quantidade 0,9% inferior à 2012. A participação dos importados no licenciamento ficou em 18,8% ante 20,7% no ano anterior.
As exportações, em 2013, atingiram o melhor desempenho da história, com crescimento de 13,5%, totalizando US$ 16,5 milhões.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

MEC divulga primeira nota de corte do Sisu

Educação



MEC divulga primeira nota de corte do Sisu
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/mec-divulga-primeira-nota-de-corte-do-sisu
Jan 7th 2014, 11:21



Yara Aquino

Repórter da Agência Brasil
Brasília – A primeira nota de corte para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgada na madrugada de hoje (7) e a previsão é que a próxima seja divulgada a partir das 2h de amanhã (8). A nota será divulgada uma vez por dia até o encerramento das inscrições, na sexta-feira (10). A nota de corte é a menor para ficar entre os potencialmente selecionados e varia ao longo do período de inscrição.
O número é apenas uma referência para o candidato monitorar sua inscrição e não garante seleção para as vagas ofertadas. O cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Para conferir a nota de corte para ampla concorrência em cada curso basta entrar no site do Sisu e clicar no item Pesquisar Vagas. É possível localizar as notas por curso, instituição e município.
As inscrições no programa vão até o próximo dia 10. Na primeira edição deste ano, estão sendo ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Publicada portaria que fixa regras para ProUni 2014

Educação



Publicada portaria que fixa regras para ProUni 2014
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/publicada-portaria-que-fixa-regras-para-prouni-2014
Jan 7th 2014, 10:37


Paula Laboissière e Yara Aquino

Repórteres da Agência Brasil
Brasília – Portaria do Ministério da Educação publicada hoje (7) no Diário Oficial da União fixa regras para o Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao primeiro semestre de 2014. As inscrições para o processo seletivo começam no dia 13 de janeiro e seguem até o dia 17 de janeiro. Os candidatos devem se inscrever por meio do site do programa.
A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda chamada, no dia 3 de fevereiro.
O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.
Pode participar da seleção, o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.
Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni