Reitores pedem federalização da Gama Filho e da UniverCidade

14 de janeiro de 2014

Educação



Reitores pedem federalização da Gama Filho e da UniverCidade
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-14/reitores-pedem-federalizacao-da-gama-filho-e-da-univercidade
Jan 14th 2014, 21:39

Cristina Indio do Brasil

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os dirigentes das universidades federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), da Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Federal Fluminense (UFF), da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) propuseram a federalização da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) que foram descredenciados pelo Ministério da Educação (MEC).
Após reunião hoje (14), os reitores das instituições divulgaram uma nota em que defendem a federalização como alternativa para que os mais de 10 mil estudantes das entidades descredenciadas não fiquem sem concluir o curso superior. Na nota, eles dizem estar preocupados com a qualidade da educação, responsabilidade do governo federal no credenciamento e acompanhamento das instituições da educação superior no país.
"Assim, apoiamos como solução a federalização da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade, ambos do estado do Rio de Janeiro. Reconhecendo o grande avanço na educação nos últimos anos e a continuidade das ações positivas do atual governo, conclamamos a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para que considerem a nossa proposta de federalização, já que possuem todas as condições técnicas e políticas para a implementação da proposta para, com isso, atender aos anseios das forças sociais, políticas e estudantis", diz o texto.
Para os reitores, a transferência dos estudantes para outras instituições pode ser inviável. "Consideramos também que o caminho para a solução do problema, que atinge os membros da comunidade acadêmica (alunos, servidores docentes e técnico administrativos), com forte impacto social, não seja uma simples redistribuição dos estudantes, tarefa que não é fácil e pode se mostrar inviável a curto e médio prazo, agravando a situação".
Eles completam destacando que a educação não pode ser vista como um negócio, mas um investimento de longo prazo, cuja maior responsabilidade cabe aos governos. "Neste sentido, reafirmamos a nossa disposição para colaborar com o processo de federalização, mantendo o compromisso com a educação de qualidade".
Durante o encontro, foi também discutido o calendário letivo de 2014 em decorrência das chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a formalização de um acordo de cooperação científica entre as cinco instituições.
Participaram da reunião os reitores da Uni-Rio, Luiz Pedro San Gil Jutuca; da UFRRJ, Ana Maria Dantas Soares; da UFF, Roberto de Souza Salles; em exercício da UFRJ, Antônio José Ledo Alves Cunha; e o diretor-geral do Cefet-RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves.

Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni