Fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática ocorre neste fim de semana

19 de outubro de 2013

Educação



Fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática ocorre neste fim de semana
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-19/fase-final-da-olimpiada-brasileira-de-matematica-ocorre-neste-fim-de-semana
Oct 19th 2013, 18:03

Ana Cristina Campos

Repórter da Agência Brasil
Brasília - Estudantes de todo o país participam da terceira e última fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) neste fim de semana. Os vencedores poderão participar do processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática. Amanhã (20), as provas começam às 14h (horário de Brasília), em todo o país, com término às 18h30. A lista com os vencedores será publicada em dezembro no site da OBM (www.obm.org.br).
Os estudantes do nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental) fazem uma prova discursiva com cinco questões a serem resolvidas em até quatro horas e meia. Os alunos do nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental), do nível 3 (ensino médio) e do nível universitário (graduação) fazem duas provas discursivas, com três questões em cada dia.
Os participantes concorrem a medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Os medalhistas da OBM serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, em janeiro de 2014, evento que dará início ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática.
Em Brasília, 48 alunos fizeram a prova no departamento de matemática na Universidade de Brasília (UnB). Nathália Oliveira Pereira, de 12 anos, aluna do 8º ano do Colégio Militar, espera ganhar uma medalha. "Se for de ouro, melhor ainda," disse. Ela é medalhista de ouro em duas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e ganhou menção honrosa na OBM do ano passado. "Matemática sempre foi minha matéria favorita. Eu me preparo muito para as provas."
Para Vítor Amor Wolfgram, de 16 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio do Colégio Podiom, só o fato de chegar à reta final já é um grande feito. "A prova é muito difícil. O nível é mais alto que o da prova do ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica]".
A OBM é realizada desde 1979. Os objetivos são estimular o estudo da matemática, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde estão os melhores estudantes de cada país na área.
Edição: Andréa Quintiere
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Em ação de reintegração de posse, estudantes da USP Leste desocupam prédio pacificamente

Educação



Em ação de reintegração de posse, estudantes da USP Leste desocupam prédio pacificamente
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-19/em-acao-de-reintegracao-de-posse-estudantes-da-usp-leste-desocupam-predio-pacificamente
Oct 19th 2013, 14:53

Elaine Patricia Cruz

Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Polícia Militar (PM) cumpriu hoje (19) a ação de reintegração de posse do prédio da diretoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), no Campus Leste, concedida pela Justiça paulista no último dia 10. O local estava ocupado por estudantes desde o início do mês. Segundo informações da PM, a desocupação ocorreu sem problemas entre as 5h e as 6h15. Os 31 estudantes deixaram o prédio pacificamente.
Os estudantes da USP do Campus Ermelino Matarazzo (conhecido como USP Leste) ocuparam o prédio cobrando, entre outros temas, uma solução para o problema de contaminação do solo local, que concentra gás metano proveniente do descarte do desassoreamento do Rio Tietê e em apoio aos estudantes que ocupam o prédio da reitoria, no Campus Butantã da USP.
A USP Leste obteve licença ambiental de operação em novembro do ano passado, mas a universidade deveria fazer adequações. No dia 2 de agosto, a unidade foi autuada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) por descumprimento de 11 exigências. Uma delas trata justamente do sistema de extração de gases do subsolo. Segundo o auto de infração, a presença do gás metano torna o solo "impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde".
Por meio de sua página na internet e também nas redes sociais, o Diretório Central dos Estudantes (DCE Livre) lamentou a ação de reintegração de posse. "Uma atitude inadmissível, posto que as negociações estavam em andamento e a ação foi feita de surpresa. Educação não é caso de polícia", disse o diretório.
"É inaceitável que, antes mesmo de Rodas [João Grandino Rodas, reitor da universidade] negociar com os estudantes em greve, o governo e a USP respondam à justa reivindicação dos estudantes com o uso da força policial", diz a nota.
Edição: Andréa Quintiere
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni