Procon do Rio fiscaliza escolas particulares bilíngues

8 de novembro de 2013

Educação



Procon do Rio fiscaliza escolas particulares bilíngues
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-08/procon-do-rio-fiscaliza-escolas-particulares-bilingues
Nov 8th 2013, 18:18

Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Pela primeira vez, a Secretaria de Estado de Proteção de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Seprocon), está fiscalizando escolas particulares bilíngues na cidade. A ação está sob a responsabilidade do Procon do Rio (Procon-RJ) e é chamada de Operação Professor Raimundo. As fiscalizações começaram hoje (8) e objetivam verificar a cobrança indevida de taxas de admissão às instituições.
Sete escolas estão estão na agenda dos agentes do Procon-RJ. Três filiais da Escola Americana Rio de Janeiro, duas unidades da Escola Britânica, a Escola Alemã Corcovado e a Escola Modelar Cambaúba.
Segundo Fábio Domingos, diretor de Fiscalização do Procon-RJ, a ideia da ação surgiu a partir de denúncias publicadas pela imprensa. "Após saírem na mídia denúncias sobre essas cobranças ilegais, começamos a analisar esses casos. A verificação do cumprimento da lei é um dever do Procon, órgão responsável por defender os direitos do consumidor. Se ele [consumidor] está sendo lesado, temos que agir", destacou.
Pela manhã, quatro escolas já passaram pela vistoria da Operação Professor Raimundo. De acordo com Domingos, duas instituições foram multadas por cobrar taxas de admissão, proibidas pela Lei Federal 9.870/99, que estabelece que as escolas só podem cobrar dos alunos o valor correspondente a sua anuidade.
A Escola Americana, na Barra da Tijuca, cobra dos novos alunos uma taxa de contribuição no valor de US$ 6.500, além do valor estipulado para o ano letivo. Para Fábio Domingos, além da cobrança indevida, o pagamento é solicitado em moeda internacional, o que também é proibido no país. A outra instituição multada foi a Escola Corcovado, em Botafogo, na zona sul, que solicita uma "joia" [valor estipulado] para o aluno ingressar no colégio.
Já a Escola Modelar Cambaúba, na Ilha do Governador, não foi multada mas está sendo investigada. "O colégio tem um sistema de gestão baseado em uma Associação de Pais, sem fins lucrativos, mas analisaremos o estatuto da instituição e os contratos para verificar se este modelo não é apenas uma manobra para burlar a lei", explicou Fábio Domingos.
A Escola Americana do Rio de Janeiro se defendeu dizendo que a contribuição feita pelos novos alunos equivale à primeira parcela da anuidade da escola. Até o fechamento desta matéria, a Agência Brasil não conseguiu manter contato com a Escola Alemã Corcovado.
Edição: Marcos Chagas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni