Pesquisa com alunos paulistas revela que 70% dos pais ajudam nas tarefas escolares

26 de novembro de 2013

Educação



Pesquisa com alunos paulistas revela que 70% dos pais ajudam nas tarefas escolares
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-26/pesquisa-com-alunos-paulistas-revela-que-70-dos-pais-ajudam-nas-tarefas-escolares
Nov 26th 2013, 14:59

Fernanda Cruz

Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Levantamento da Secretaria Estadual da Educação indica que 70,3% das crianças e adolescentes matriculados na rede pública do estado recebem ajuda dos pais nas tarefas escolares. O mapeamento revelou ainda que as mães são mais participativas que os pais – 61% delas auxiliam os filhos nas lições, contra 33,9% dos pais. Irmãos que ajudam nessas tarefas somaram 26,8%.
Os questionários foram de múltipla escolha, permitindo que fosse marcada mais de uma opção. Foram consultados 1 milhão de alunos, cerca de 23% de um total de 4,3 milhões de estudantes matriculados nas escolas estaduais.
Rosania Morales Morroni, subsecretária de Articulação Regional, defende que as tarefas escolares são capazes de unir pais e filhos. "A lição de casa é uma ferramenta aliada do ensino e também aproxima as famílias nessa rotina das nossas mais de 5 mil escolas", disse ela.
Segundo a pesquisa, os alunos mais novos são os que recebem maior atenção dos pais. Entre os estudantes com menos de 12 anos, matriculados no 3º e 5º anos, apenas 5% não recebem assistência da família. Entre os alunos do 7º ano, 17% não contam com ajuda nas tarefas e, no ensino médio, esse índice sobe para 45,7% dos adolescentes.
Para chegar a esses resultados, a secretaria usou os questionários aplicados no ano passado a alunos dos ensinos fundamental e médio, durante o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp). "Os dados mostram caminhos que a escola deve seguir, como o incentivo da participação dos pais", destacou a subsecretária.
Além de acompanhar as tarefas escolares, pais e mães podem acessar pela internet o boletim com notas e ausências dos filhos. Para acessar, basta apenas digitar o número do registro do aluno (RA) no site http://www.educacao.sp.gov.br/portal/area-reservada/pais-e-alunos/boletim. Os desempenhos são atualizados bimestralmente.
De acordo com levantamento feito nas 91 diretorias regionais de Ensino de São Paulo, 61% dos pais e responsáveis acompanham as notas. O canal mais comum usado para isso é a reunião de pais e mestres. Para Rosania, o convívio entre família e escola é fundamental no desenvolvimento infantil. "Sempre que os pais participam da vida escolar do filho, isso melhora o ambiente escolar", disse ela.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni