Minas Gerais lidera ranking de medalhas na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

29 de novembro de 2013

Educação



Minas Gerais lidera ranking de medalhas na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-29/minas-gerais-lidera-ranking-de-medalhas-na-olimpiada-de-matematica-das-escolas-publicas
Nov 29th 2013, 19:35

Akemi Nitahara

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou hoje (29) o resultado da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Entre os 6 mil medalhistas deste ano, Minas Gerais ficou em primeiro lugar, com 140 estudantes recebendo o ouro, 253 a prata e 1.199 o bronze.
São Paulo vem em seguida, com 109 medalhas de ouro, 183 de prata e 918 de bronze. O Paraná é o terceiro colocado, com 33 de ouro, 81 de prata e 323 de bronze. Em quarto lugar, aparece o Rio de Janeiro, com 54 medalhas de ouro, 78 de prata e 210 de bronze.
Este ano, 18 milhões de jovens participaram da primeira etapa, com o número recorde de 47 mil escolas de 99,35% dos municípios. De acordo com a coordenadora da Obmep, Mônica de Souza, todos os estados tiveram medalhistas. Este ano, 500 estudantes com as melhores notas serão premiados com a medalha de ouro, 900 ganharão a prata e 4.600 jovens receberão o bronze, além de 46 mil ganhadores de menções honrosas.
Monica informou que os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da Obmep e os professores, as escolas e as secretarias de educação com os melhores desempenhos também são premiados. Essas iniciativas contribuíram para envolvimento maior das escolas e professores com as entidades de ensino superior.
"Essa rede de colaboração foi dando incentivo e foi tendo um envolvimento maior do projeto em todos os níveis, o que foi muito bacana. A gente vê que a base dessa colaboração toda e essa interação entre os institutos de pesquisa, as universidades, onde estão os nossos coordenadores regionais, com o ensino básico, a escola pública, é uma relação muito frutífera, em que ambos aprendem bastante. Isso foi se solidificando".
De acordo com a coordenadora, a partir da Obmep e das premiações, surgiram novas atividades nas escolas, como grupos de estudo e clubes de matemática, organizados por alunos e professores que acessam tarefas e gincanas no site da competição. "Fica uma forma divertida de interação entre eles e com o material que a gente manda. Fomos criando várias atividades a partir da demanda das escolas".
Para o próximo ano, o desafio, segundo Mônica, será buscar os estudantes que participaram de edições anteriores para verificar a influência da competição e da iniciação científica na vida deles. "A gente está tentando acompanhar esses alunos, ver a trajetória desse aluno, quem foi esse aluno, o que ele está fazendo, como a Obmep fez a diferença na trajetória escolar ou acadêmica desse aluno. Vai ser um desafio bacana para 2014, nos dez anos da Obmep".
Todos os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da Obmep. As aulas ocorrem em universidades de todo o Brasil, no total de 160 polos presenciais. O objetivo da competição é estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos da área. A primeira edição da Olimpíada contou com a participação de 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas, divididos em três níveis: sexto e sétimo anos do ensino fundamental, oitavo e nono anos do ensino fundamental e primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio.
O resultado da Obmep pode ser consultado no site www.obmep.org.br, assim como material didático, banco de questões e resolução das provas.


Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni