Jovens entregam a Dilma projetos de sustentabilidade em escolas

26 de novembro de 2013

Educação



Jovens entregam a Dilma projetos de sustentabilidade em escolas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-26/jovens-entregam-dilma-projetos-de-sustentabilidade-em-escolas
Nov 26th 2013, 18:42


Paulo Victor Chagas

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Quase 700 crianças e adolescentes de várias cidades do Brasil, que participam da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Cnijma), se reuniram hoje (26), no Palácio do Planalto, para entregar projetos de sustentabilidade em escolas à presidenta Dilma Rousseff.
Depois dos encontros municipais e estaduais, os delegados, de 11 a 14 anos idade, participam agora da etapa nacional da conferência que ocorre na cidade de Luziânia (GO), a 60 quilômetros de Brasília. "A ideia é que o Ministério da Educação e o governo apliquem [essas propostas] como política pública porque o que está sendo discutido e apresentado aqui é reflexo do que as escolas estão querendo e construindo", informou José Vicente Freitas, coordenador da Cnijma e membro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
Em discurso, a presidenta disse ter ficado impressionada com a quantidade de escolas participantes da conferência. Cerca de 18 mil instituições educacionais de 3 mil cidades. "Fiquei ainda mais interessada quando me falaram que tipo de projetos vocês estão desenvolvendo. Disseram-me que são projetos que vão desde a dessalinização lá em Fernando de Noronha, passando por horta ecológica e coleta seletiva de lixo", disse.
Segundo Dilma, o MEC está empenhado em assegurar crescentes apoios às escolas sustentáveis. "Isso vai se refletir no fato de que o ministro [José Henrique] Paim [secretário executivo e representante do MEC] me comunicou que nós teremos uma meta de chegar até 10 mil escolas ainda em 2014", declarou, em referência à quantidade de instituições sustentáveis que deverão ser criadas até o fim do ano que vem.
Além de reunir crianças e adolescentes, a conferência, que vai até amanhã (27), conta com a presença de 54 jovens facilitadores, que já atuaram como delegados, 54 especialistas e 108 professores representantes das escolas, totalizando cerca de 1.100 pessoas. Durante a solenidade, a presidenta recebeu, de forma simbólica, 108 projetos desenvolvidos pelos jovens.
A delegada Danielly Lopes Barbosa, de 13 anos, que mora em Araguaína (TO), falou sobre a experiência de participar da conferência e adquirir conhecimento que poderá ser transmitido a outros jovens. "A gente aqui é como se fosse aquelas buchas de lavar louça, a gente absorve para depois distribuir", declarou.
A 4ª Cnijma, aberta sábado (23), tem como tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. De acordo com o coordenador José Vicente Freitas, o MEC já está elaborando uma política para as escolas sustentáveis. "Então o que eles estão trazendo dos estados vão gerar subsídios para a gente incluir nesse projeto estruturante", disse.

Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni