Provas do Enem exigiram domínio de conteúdo, diz professor

26 de outubro de 2013

Educação



Provas do Enem exigiram domínio de conteúdo, diz professor
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-26/provas-do-enem-exigiram-dominio-de-conteudo-diz-professor
Oct 26th 2013, 19:10


Mariana Tokarnia

Repórter da Agência Brasil
Brasília - A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve questões que exigiram o domínio do conteúdo, segundo a análise do especialista em Enem e presidente de honra do Cursinho Henfil de São Paulo, Mateus Prado. Ele disse que neste ano, havia menos questões que dependiam apenas da interpretação, mas que o conteúdo cobrado foi o básico. "Foi uma prova tranquila", diz.
No primeiro dia do Enem, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas - história, geografia, filosofia e sociologia - e de ciências da natureza - química, física e biologia. Para aqueles que fizeram o exame, a parte de física foi a mais difícil. "É difícil em relação ao preparo do aluno médio, mas não foram cobrados conteúdos muito aprofundados", diz Prado.
O professor resolveu o caderno rosa de questões. Entre as questões, destaca a que trata dos Indignados espanhóis, que, em 2011, manifestaram o descontentamento político dos jovens frente à crise econômica que atingiu o Continente Europeu. A questão, segundo Prado, faz uma alusão às manifestações de junho e julho, no Brasil.
Outra questão fala sobre a distribuição de terras e remete à grandes construções como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A construção da usina é ponto de polêmica. Indígenas e populações ribeirinhas que vivem no local mostraram-se contrárias à obra. "Foi uma situação que colocou o governo contra a parede. Mesmo que não emita um posicionamento, geralmente o Enem não tem questões desse tipo".
Prado destaca também a questão que trata da ampliação de direitos civis de homossexuais nos Estados Unidos. De acordo com ele, o exame já tinha, em edições anteriores, tratado da tolerância com a orientação sexual. Outros assuntos tratados na prova foram Palestina, protestos na Europa, disputa de terras indígenas e África.
Neste sábado, mais de 7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame em 1.161 cidades. A prova começou a ser aplicada às 13h, horário de Brasília. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para fazer o exame. Foram 90 questões de ciências humanas e de ciências da natureza. Amanhã (27), a prova começa no mesmo horário, às 13h, no horário de Brasília. A duração será maior, cinco horas e meia, e o candidato terá que fazer uma redação. No segundo dia de prova, as questões serão sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 30 de outubro, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.
Edição: Marcos Chagas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni