Mercadante: PNE vai resolver problema de indicação de diretores de escolas públicas

7 de outubro de 2013

Educação



Mercadante: PNE vai resolver problema de indicação de diretores de escolas públicas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/mercadante-pne-vai-resolver-problema-de-indicacao-de-diretores-de-escolas-publicas
Oct 7th 2013, 17:21

Thais Leitão

Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (7) que a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) vai ajudar o Brasil a superar "definitivamente" problemas associados à indicação de gestores de instituições de ensino, como diretores de escolas públicas, baseada em critérios não objetivos. Ele enfatizou que o plano prevê duas estratégias que tratam especificamente do assunto.
"Quando você tem um gestor dedicado e técnico, em geral, o desempenho da escola é superior ao de escolas com o mesmo perfil. Com a aprovação do PNE, nós superaremos essa fase de indicação política de diretores de escola e isso seguramente será um grande impulso a melhorar a qualidade da gestão das escolas", disse, durante apresentação de dados relativos ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
O ministro fez as declarações ao comentar matéria publicada na edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo, segundo a qual pelo menos um em cada cinco diretores de escolas públicas no Brasil chegou ao cargo por indicação política. A estimativa foi feita com base em levantamento do jornal.
Mercadante explicou que uma das estratégias do PNE prevê que a União priorize, para o repasse voluntário de recursos, os entes federados que considerem, entre outros itens, critérios técnicos de mérito e desempenho para a nomeação de diretores e diretoras de escolas públicas. Além disso, o plano estabelece o desenvolvimento de programa de formação de diretores e gestores escolares e a aplicação de uma prova nacional específica para subsidiar a definição de critérios objetivos para o provimento dos cargos

dos gestores.
O PNE estabelece 20 metas para melhorias na educação que devem ser cumpridas nos próximos dez anos. Entre elas, a universalização do ensino fundamental e do ensino médio e a oferta de creches e ensino integral. O projeto passou pela Câmara dos Deputados e tramita no Senado Federal, onde passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Atualmente, o projeto está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e depois será votado em plenário.

Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni