Filhos recebem apoio dos pais minutos antes de começarem prova do Enem

26 de outubro de 2013

Educação



Filhos recebem apoio dos pais minutos antes de começarem prova do Enem
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-26/filhos-recebem-apoio-dos-pais-minutos-antes-de-comecarem-prova-do-enem
Oct 26th 2013, 15:09


Karine Melo

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Orações, dicas, conselhos, técnicas de relaxamento e muita conversa foram as armas de dezenas de pais que fizeram questão de acompanhar os filhos até o Colégio La Salle, um dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Brasília (DF). O farmacêutico bioquímico, Luiz Sasso, ficou com o filho Matheus, de 17 anos, até o adolescente entrar para a sala da prova. "A concorrência é muito maior hoje, na minha época não era assim. Hoje a cobrança da sociedade e dos próprios alunos é bem maior", disse à Agência Brasil.
Para Matheus, que ainda está cursando o segundo ano e pela segunda vez faz a prova só para ganhar experiência, o apoio do pai e a conversa com ele antes da prova ajudam a manter a tranquilidade. "Mesmo sabendo que para mim a prova não vale nada, fico um pouco nervoso", reconheceu o estudante. A expectativa do adolescente é que em 2014, a experiência na prova traga mais tranquilidade.
Na avaliação da professora Amábile Pacios, presidenta da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), quase sempre a presença dos pais nos locais de prova com os filhos é positiva. "Os pais que acompanham seus filhos dão muito mais segurança para eles. È claro que pais e mães devem ficar atentos para não perturbarem seus filhos mas, pela minha experiência, eu custo a admitir que a presença dos pais possa ser ruim numa hora como essa. E só não colocar pressão e dar força que tudo corre bem para pais e filhos", acredita.
Mesmo depois de 20 minutos que a filha Natasha, de 15 anos, entrou para fazer a prova, a secretária Regina de Almeida ainda estava parada na porta do colégio. "Não consegui dormir nada, parece que a gente entra junto para fazer a prova. Fico tão nervosa que minha filha veio me pedindo: mãe, relaxa!".
As amigas Natália Salomão, de 17 anos, e Milena Panhol, de 18 anos, chegaram cedo ao local da prova. "Estou preparada!", garantiu Milena que quer cursar arquitetura. Um pouco mais nervosa, Nathália disse que, em Brasília, o Enem ainda é uma experiência nova para muitos estudantes. "Essa é a primeira vez que a Universidade de Brasília (UnB) adere ao exame. Por isso, aqui as pessoas não davam tanta importância à prova. Agora é diferente", avaliou a candidata ao curso de medicina.
"É bom que minha mãe esteja aqui comigo antes da prova. Ficamos aqui conversando sobre várias coisas, menos da prova", acrescentou Nathália.
Mais de 7,1 milhões estão inscritos para o exame em 1.161 cidades. Hoje (26), os candidatos terão quatro horas e trinta minutos para fazer o exame. Serão 90 questões de ciências humanas - história, geografia, filosofia e sociologia - e de ciências da natureza - química, física e biologia. Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 30 de outubro, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.
Edição: Marcos Chagas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni