Candidatos que chegam cedo ao local de prova do Enem aproveitam para relaxar

27 de outubro de 2013

Educação



Candidatos que chegam cedo ao local de prova do Enem aproveitam para relaxar
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-27/candidatos-que-chegam-cedo-ao-local-de-prova-do-enem-aproveitam-para-relaxar
Oct 27th 2013, 15:43


Mariana Tokarnia e Aline Leal

Repórteres da Agência Brasil
Brasília - Nos colégios Marista, João Paulo II, La Salle e Sagrado Coração de Maria, na capital federal, os candidatos que chegaram ao menos uma hora antes do horário marcado para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aproveitaram para relaxar antes do início da avaliação.
Doca Oliveira, de 18 anos, fez ioga e trouxe um livro de crônicas de humor para se distrair. "Minha mãe diz para eu estudar, mas eu não consigo". Ele está fazendo o Enem porque cursa ciência da computação na Universidade de Brasília (UnB), mas quer trocar para educação física. Oliveira também aproveita para indicar a leitura para o amigo, Felipe Correia. Correia também está na UnB e faz a prova para participar do Programa Ciência sem Fronteiras.
Conversar com o amigo também é um jeito de ficar tranquilo, defendem Gabriel Clímaco e Gabriel Ianzer. Os dois têm 17 anos e estudam juntos. Ambos querem ingressar no ensino superior. "Gosto de chegar cedo", diz Clímaco. Eles aproveitam também para dar uma olhada em panfletos com dicas para a prova.
O professor Marcos Morris acompanha a entrada dos alunos. Para ele, ler algumas orientações antes do exame dá aos estudantes mais segurança. "É importante rever as regras da redação, lembrar que tem que distribuir bem o tempo de prova".
Para a estudante Monalisa Feitosa, de 18 anos, a presença da mãe é fundamental. "Todo o cuidado dela me deixa tranquila. Ela me traz lanche, frutas. Eu nem como, mas gosto dela aqui", diz. A tranquilidade da filha não é a mesma da mãe. A advogada Maciana dos Santos passou até na igreja para rezar pela filha. "Ontem, ela entrou e eu fiquei no local de prova por mais cinco minutos", diz Maciana.
O Ministério da Educação reforçou ontem (26) o pedido para que os candidatos chegassem ao local de prova com antecedência. Segundo a pasta, no primeiro dia de prova, 22 mil candidatos acessaram o local de prova pela internet, apenas uma hora antes do início da prova.
Fazer a prova acompanhada da filha é um estímulo para Márcia Rodrigues da Costa. Ela tem 52 anos, é aposentada, e decidiu voltar para a sala de aula. Quer cursar fonoaudiologia. A filha, Ana Clara da Costa Santos, tem 16 anos. Ela está fazendo o Enem para treinar. As duas se ajudam a cumprir o horário. Ana Clara, dormiu tarde, à 1h, mas às 10h estava de pé.
A mãe cuidou do almoço. Elas chegaram com antecedência ao local de prova. "Fiquei impressionada com o tanto de gente que chega em cima da hora. Ontem entrei na sala com uma hora de antecedência. E só tinham nove pessoas lá. Os candidatos começaram a chegar só uns 40 minutos depois, quase na hora da prova", disse Márcia.
A edição de 2013 do Enem teve número de inscrições recorde: mais de 7,1 milhões de estudantes. As provas estão sendo aplicadas em 1.161 cidades em 16.355 locais de prova. No Distrito Federal, são 315 locais.
Os gabaritos dos dois dias de provas serão divulgados até o dia 30, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão do Ministério da Educação funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/95K/xZcYkX

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni